K-TZ_Musica_para_Percussao.html
Música para percussãoK-TZ_Musica_para_Percussao.html
 
 

Nascido em Cambé (PR) em 1979, iniciou seus estudos de percussão na “Casa de Cultura” da Orquestra Sinfonica da Universidade Estadual de Londrina.

Mudou-se para Santa Maria (RS) em 1996 para estudar com o professor Ney Rosauro; diplomando-se como Bacharel em Percussao no ano 2000.

Na Universidade Federal de Santa Maria foi menbro fundador do quarteto K-TZ, desenvolvendo a interpretaçao de repertorio contemporaneo e a criaçao de trilhas sonoras para espetaculos teatrais.

Na europa desde 2001, estudante do Conservatorio della Svizzera Italiana (Lugano), recebeu o “Diploma di Solista”(2004) apresentando-se na Radio della Svizzera Italiana na temporada  Novecento e Presente e  o “Diploma di Pedagogia” (2006) con tese baseada na utilizaçao da voz como elemento primordial para o aprendizado ritmico.

Luciano venceu o Stipendienpreis all’Internationalen Ferienkurse für Neue Musik Darmstadt 2002, se apresentou come solista com a Orchestra della Svizzera Italiana na EXPO SUISSE’02, recebeu a bolsa de studo Alfonso Sprecher/BSI e se apresentou no Centro Cultural Suiço de Roma.

Em 2003 recebeu de Karlheinz Stockhausen o “Primeiro Premio” no Stockhausen-Kurse(Colonia) pela interpretaçao da obra Refrain.

Como membro do Lugano Percussion Group se apresentou no “ISCM World New Music Days”, no “Martha Argerich Project” e nos Festivais de Darmstadt de 2004 e 2006. Em colaboraçao com a PRO Helvetia tocou no Conservatorio de Moscow e recentemente apresentou o concerto “Klaviatur der Mythen” di Adriana Hölszky con a Basel Sinfonietta.

Com o K-TZ apresentou sua obra “Floema Fluxo” na International Percussion Competition of Luxembourg `2005. Na Suiça apresentou sua peça “Partenza della potenza dell’innesto equinoziale” em um projeto do escultor Cesare De Vita. Colabora como compositor e percussionista em varios projetos paralelos: com a escritora Maria Rosaria Valentini, com a pintora Elsa Molinari, a artista  platica Loredana Müller e com o ator Gregory Stauffer.

Luciano è professor de percussão na “Scuola di Musica Biaschese” e na “Accademia Vivaldi” de Locarno.

Atualmente estuda regência orquestral na classe do maestro Giorgio Bernasconi.

 


 

Luciano Zampar

MenuK-TZ_Musica_para_Percussao.html
Página Web
Deixe sua mensagem aquihttp://ktzteste.ktzperc.com/Gbook
Página AnteriorBiografia_musicos_KTZ.html